segunda-feira, 7 de abril de 2008

Identifico-me ou não????



A Apresentação de um qualquer a nós é perfeitamente aceitável, acto de consideração mútua, respeito por respeito, no fundo "taco a taco".




Pois, os Srs Enfermeiros têm fobia à sua apresentação........ Se assim não é para quem lê este post, congratulo e dou os meus PARABÉNS!!!




Não com o que me deparo no dia-a-dia, atende-se o telefone e responde-se com o local donde estamos "x", outras vezes "fala o enfermeiro do local x", e o nome ????? onde reside o lugar deste nome próprio que me identifica, que me torna único?????




Aquando de agradecimentos a um CS (centro de saúde), unidade hospitalar, serviço hospitalar, por parte do Sr Utente, verifica-se o distanciamento, dispersidade, pouca objectividade relativamente à equipa de enfermagem...... Isto tem a sua explicação. Não nos identificamos!




"agradecimento / louvor: agradeço ao Sr Dr x, à eq de Enfermagem, Auxiliares do serviço "x" do HHs "y", muito obrigado pela dedicação, carinho, e esforço"




Vamos mudar o nosso comportamento: identifiquem-se com o nome e apelido, digo apelido porque completa em pleno a nossa identificação, existem muitos (as) Maneis, Migueis, Antónios, Joaquins, Anas, Filipas, tipo: "sou o Enfermeiro "josé feliciano", fala o Enfermeiro José Feliciano do serviço "X".


Não tenham medo! É através do nome que são conhecidos pelo utente e restantes profissionais, adquirindo no seu subconsciente o respeito.
Mais, tratem-se por Enf "x", entre os pares, aquando da presença de outros profissionais ou utentes.
Não veêm outros profissionais a tratarem "ó josé, ó antónio", veêm "ó Dr José, ó Dr António"


Já ouviram dizer ao utente de um CS: "vou à consulta, tratamento com o meu Enfermeiro josé feliciano" isto demonstra reconhecimento, respeito, estatuto perante a sociedade, basta começar a aliviar a nossa situação politico/laboral/financeira/social, pela simples apresentação aos outros.


Claro está, que a apresentação implica uma abertura, exposição ao mundo, neste contexto reflito sobre queixas mais personalizadas, das quais ninguém quer ser alvo. Mas, a percentagem de queixas contra enfermeiros, é pequena, e estão dependentes de múltiplos factores, que todos conhecemos: falta de tempo, escassez de profissionais, etc..... Raramente são por má educação, negligência, mas também existem e servem para a construção pessoal de cada um, melhorar sempre...


Mas, também os louvores e agradecimentos passam a ser pessoais. Meus caros verão o vosso esforço, mérito ser reconhecido. E, todos sabemos que dentro dos serviços somos o grupo profissional que mais trabalha em prol de um internamento curto, rápida recuperação dos nossos pacientes. Ahhhhh, mas não se esqueçam de tratar o utente pelo nome, não pela cama, aquando da passagem de ocorrências....

Sem comentários: