sexta-feira, 25 de abril de 2008

Enfermeiro Especialista??? .............


Caros,


Mais um tema que muitos questionam...........


Onde estão? Quantos anos estivemos "fora de mão" na estrada da autonomia, provocando "choques em cadeia", comprometendo a nossa dinamização, evolução e tecnicidade na prestação directa de cuidados? E, quanto tempo tem de passar para mudar o rumo?


A realidade presente foi a rotura / ausência de vagas para formação dos enfermeiros de cuidados gerais para enfermeiros especialistas, desde que a OE foi criada (1998). Os responsáveis preocuparam-se então, somente com o Complemento de Formação (olhando unicamente para o seu umbigo), promovendo uma desenfreada procura, com a oferta escassa, fazendo com que muitos pagassem muito dinheiro(no privado) para??? para nada. Segundo o MES os Srs Enfermeiros terão de caminhar mais um ano para serem master, ou seja, considerados TSS.

Fica a grande questão, Complemento para quê?


Somente há 2 anos iniciaram as novas Pós Licenciaturas..... mais uma vez uma procura desenfreada, entram unicamente os mais velhos na profissão (concordo em absoluto), os outros gastam o dobro pela mesma formação na privada.


Resta a questão, quantas vagas as instituições abrem para Enf Especialistas?


Poucas meus caros, muito poucas. E só podem exercer durante o dia, há noite fica muito caro (somente nascem utentes (Enf Obstetra), o resto são meras utopias) !


Qual não é o meu espanto, que mesmo outrora (antes de 1998) os Srs Enfermeiros utilizavam a Especialidade como "trampolim" para ser Chefe e/ou para passar a usar a sua formação de plena autonomia, em papeis, stocks, entre outros. Isto meus caros é a aniquilação da Enfermagem. Quero dizer com isto.... todos somos culpados pelo estado da profissão.


O lugar dos Srs Enfermeiros Especialistas é promoverem uma excelência de cuidados na área em que se especializam! Garantindo que outros não entrem nas funções da Enfermagem, ensinando e estimulando os pares a especializarem-se, promover ganhos ao SNS, promover recuperação rápida ao utente, garantir a importância da ENFERMAGEM PORTUGUESA no país e no mundo.


Vamos mudar o rumo! Participem nas Assembleias da OE, promovendo a dinamização das especialidades (acompanhando a evolução dos cuidados: Enf Esp em urgência, Enf Família, Enf Esp em ostomias, etc, etc).


Sem comentários: