terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Humanização....


O entendimento do acto.......


Não será a primeira, nem de longe a última vez que a apreciação positiva por parte de quem é objecto de um procedimento, é entendido como excelente, mesmo que esteja na sua essência errado, mal efectuado, não coerente, pouco asséptico!.....


Como se explica tal facto?


Simples....... numa palavra se resume, HUMANIZAÇÃO.


Este acto é a prática inerente à Enfermagem, mas não só.


Pela vicissitude experienciada, a cada dia que aplico a humanização no meu acto, o reflexo do mesmo é retribuido num exponencial de auto-estima, motivação, simpatia de querer fazer mais e viver sempre neste apanágio comportamental.


Concluo que o Enfermeiro tem de ter estas duas facetas: competência versus humanização.


O toque sem luvas num paciente, o aperto de mão, a apresentação (nome, profissão), a compreensão, o escutar com atenção, o estimar as rápidas melhoras........ são, entre outras, a demonstração de igualdade de quem cuida para quem é cuidado.


Modéstia a minha, em tirar ilações sem estudos prévios, mas tenho a convicção que serão muitas as unidades de saúde que apresentam, como cartão de visita, a simpatia e cordialidade para com o doente, obscurando num ápice a não exímia competência.


Juntar o útil ao agradável será certamente o caminho mais viável.


Já de certo ouviram dizer: "aquele sr enfermeiro é muito simpático, sinto-me bem neste centro /hospital /...."


Mas, também já ouviram o versus: "neste hospital / centro /.... são todos muito arrogantes, a incompetência abunda, sempre que estiver doente evitarei a todo o custo dar entrada aqui" (eu dira que a competência até pode ser altíssima, mas falta o básico..... ;)


Incrementem a vossa actividade com humanização.


"a bondade é um investimento que nunca vai à falência"

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